sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ef 1.13-14 Bençãos VI - O dom do Espírito Santo


A sétima benção espiritual descrita neste texto é o dom do Espírito Santo
.
É fundamental um esclarecimento inicial: Não estamos falando dos "dons do Espírito", que são descritos em 1 Co 12, Rm 12 e Ef 4, mas sim do Espírito Santo, ele mesmo, como doação de Deus para nossas vidas.
Muitas pessoas falam do Batismo do Espírito Santo, mas a Bíblia nunca fala disto. Precisamos esclarecer este aspecto. Não é o Espírito quem nos batiza, mas Jesus, portanto, somos batizados com o Espírito, o batizador é Jesus. Ele nos prometeu enviar o Espírito, que continuaria sua obra em nós. Foi ele quem disse: "Recebei o Espírito Santo". O batismo é de Jesus, não do Espírito. O Espírito é o dom precioso que nos é dado por Deus, e sem a sua obra na vida não poderemos executar o projeto de Deus na história.
João Batista afirmou: "Eu vos batizo com água, mas aquele que vem após mim vos batizará com Espírito Santo e com fogo". O batismo que Jesus faz é fundamental para a vida cristã. Mais que qualquer outra coisa para seguir a vida cristã, ter santidade, e cumprir a missão que Deus deseja para nossa vida, precisamos do Espírito.

Neste texto aprendemos sobre o processo da salvação, e a forma como o Espírito Santo usa para aproximar o pecador da graça de Deus.





OUVIR

CRER

SER SELADO

Primeiro processo: Ouvir

A Bíblia afirma que “A fé vem pelo ouvir” (Rm 10.17). por isto temos necessidade de proclamar a salvação às pessoas. Paulo chega a afirmar: “Como crerão se não há quem pregue?” (Rm 10.15. O Espírito Santo usa a proclamação simples do Evangelho para trazer salvação ao perdido.
A obra missionária precisa acontecer para que aqueles que ainda não conhecem a Jesus, possam ouvir a mensagem. Esta obra não foi dada aos anjos, mas à Igreja de Cristo. Somos responsáveis pela proclamação das boas novas. O Espírito Santo faz a obra convertendo o coração do pecador, trazendo arrependimento e transformação. 

Segundo processo: Crer
Ouvir a Palavra não é suficiente para dar salvação ao perdido, a não ser que a palavra seja acompanhada por fé naquele que a ouve. Quando ouvimos o Evangelho e cremos, isto significa que houve conversão, que é a operação do Espírito Santo para gerar entendimento espiritual. Conversão é obra do Espírito. Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode ver, nem entrar no reino de Deus” (Jo 3.3,5)

Veja esta descrição sobre a conversão de Lídia: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de purpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender as coisas que Paulo dizia” (At 16.14). Veja o processo. Ela era temente a Deus. Ela escutava as palavras. O Senhor lhe abriu o coração. Ela concorda, aceita a palavra, isto faz sentido ao seu coração e em seguida foi batizada, ela e toda sua casa.

Desta forma observamos que o Espírito usa a Palavra de Deus para gerar fé. O Espírito opera por meio da Palavra. Vemos ainda que não basta ouvir. Ouvir e não crer nos deixa no mesmo patamar. Nada acontece se a palavra não foi acompanhada de fé. “Porque também a nós foram anunciadas as boas novas que se deu com eles. Mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram” (Hb 4.2).

É muito perigoso continuar ouvindo a palavra e não crer. A incredulidade endurece o coração, gerando assim efeitos colaterais na alma como ceticismo, descrença e cinismo. Isto acontece quando nos acostumamos à palavra e não a colocamos em pratica.

Terceiro processo: Selo do Espírito

É interessante observar algumas verdades sobre a obra do Espírito Santo:

A.      O dom do Espírito só é concedido aos que creem. Sem fé, não há marca do Espírito. Sem crer não há movimento de Deus na alma humana;

B.      O tempo verbal: “fostes selados” – passado. Ato completo e definitivo, realizado quando cremos. O Selo se dá quando o coração acolhe a palavra de Deus. Não é algo que vai se realizar, mas algo já definitivo e concluído. O Espírito Santo sela a alma daquele que, pela fé, recebe a palavra da verdade. O selo não é algo a se realizar, mas algo já definitivo.

C.      Ato passivo – quem nos sela? Isto é obra humana ou de Deus? O texto afirma que “fomos selados”. Ele fez isto em nós, não podemos nos “auto-selar”.

D.      O selo do Espírito – Selo é uma marca, um sinal, um carimbo. A Bíblia emprega aqui a mesma ideia da inviolabilidade presente nos antigos selos romanos ou imperiais.

a.       Comprovar a autenticidade (Ne 9.38)
b.      Manter a segurança (Mt 27.66)
c.       Assinalar a posse (Ap 7.3).

E.       O penhor – O Espírito Santo torna-se o nsso penhor. Penhor é garantia. Perguntaram ao Dr. Russel Shedd se ele achava que um crente poderia perder a salvação, e ele respondeu: “Depende de quem o salvou. Se a salvação é construída por meio do homem, ele certamente a perderá; mas se por meio do Espírito, ele estará garantido”.

Quem é sua garantia?

F.       A duração desta garantia – Para sempre, ou lifetime warranty. O Espírito Santo garante os redimidos pelo sangue de Cristo até o dia final, até o resgate. Você é propriedade de Deus e o Espírito Santo é quem garante tal propriedade. Religião, rito, nada disto será suficiente para garantir-nos. Nem moralidade, religiosidade, justiça própria. Apenas o Espírito Santo pode nos garantir.

Conclusão

Para que Deus faz isto?

Deus está preparando o seu povo para ser objeto de louvor de sua gloria. Deus cuida de seu povo para sua gloria. No vs 6 lemos que ele nos predestinou “para louvor da gloria de sua graça”. Você foi feito para louvar a Deus, engrandecer o seu nome. Nós estamos sendo preservados para ele mesmo. O alvo de Deus é que sua gloria seja promovida em nossas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário