sábado, 2 de abril de 2016

Ef 1.3-14 Bençãos que motivam o nosso louvor - IV e V. Redenção e Remissão

Introdução:

Estamos estudando as bênçãos espirituais contidas no capitulo 1 da Carta de Paulo aos Efésios.

Esta perícope inicia-se no vs. 3 1quando lemos que, em Cristo, temos recebido, toda sorte de bênçãos espirituais.
Estas bênçãos são contrastantes com bênçãos materiais. Falam de verdades espirituais com implicações eternas. O foco destas bênçãos encontra-se nas regiões celestes.
A quarta benção que lemos neste texto é a redenção, e a quinta, remissão de pecados. As duas são complementares e sincrônicas, devem ser entendidas de forma integrada, assim como eleição e predestinação. 

O que significam estas palavras redenção e remissão, e quais são suas diferenças? 
O texto sagrado nos ensina:
"no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza de sua graça" (Ef 1.7).

A Palavra redenção vem do grego apolutrósis, e significa, “reobter algo por meio de pagamento”, ou “libertar por meio de resgates”. A redenção ocorre por meio de um pagamento estabelecido.
Ela era usada nos tempos romanos pelos movimentos abolicionistas, que iam ao mercado de escravo, compravam escravos, e depois que se tornavam legalmente dono dos mesmos, davam-lhes cartas de alforria. Os presos eram assim libertados de sua condição, mediante o pagamento de resgate.
Foi isto que Jesus fez por nós na cruz. Ele nos comprou, e nos redimiu da condição de condenados e culpados, dando-nos plena liberdade diante de Deus. Não mais escravos do diabo, não mais escravos, mas pessoas livres.

Significados para redenção:

1. Redenção é livramento

Redenção significa "livramento" mediante o pagamento de um preço, e era aplicada especialmente no resgate de escravos. A ideia é a de que "Deus, em Cristo, rompeu as algemas da escravatura". (Russel Shedd). A ideia fundamental da redenção é de tornar livre uma coisa ou pessoa que se tornou propriedade de outrem. O pecado implica escravidão da mente, vontade e membros ao passo que remissão vem do grego "aphesis", que significa literalmente a soltura de uma pessoa de algo que a prenda. Por isso que, em determinadas conversões, a pessoa se sente como se estivesse livre de um enorme preso que a angustiava.

Qual é o preço de nosso resgate?

"no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7). 

Cristo não veio ao mundo apenas para nos ensinar a sermos bons cidadãos, a vivermos bem, e sermos prósperos, mas sua missão era de "resgate". Ele derramou o seu sangue e em troca obtivemos a remissão dos pecados. Ele veio buscar e salvar o perdido (Lc 19.10). Na cruz, Cristo não estava proclamando a reconciliação com Deus, não estava transmitindo uma mensagem apenas, ele estava "reconciliando consigo mesmo o mundo" (2 Co 5.19). Cristo, em si mesmo, é a salvação. Jesus não é apenas o Mestre, ele é o nosso redentor.

A palavra redenção vem do grego, apolustrosis e significa livramento mediante o pagamento de um preço. O sangue de Cristo foi o preço pago por nós.

2. Redenção é remissão – Não apenas livramento, mas algo ainda mais profundo. Uma coisa é redimida pelo pagamento de um preço estipulado. A expiação no Antigo Testamento sempre acontecia de uma forma vicária, substitutiva, através do sacrifício de um um animal. Pecado requeria sacrifício, pois "sem derramamento de sangue não há remissão de pecado" (Hb 9.22).

O animal morria vicariamente, o sacerdote punha suas mãos sobre ele e o sacrificava. Este ato produzia perdão para o ofensor, este era o ensino do livro de levítico e da Carta aos Hebreus, onde lemos que todos estes sacrifícios tipicavam Cristo, isto é, eram ilustrações para que o povo judeu posteriormente entendesse o sacrifício de Cristo. A carta aos Hebreus nos diz que Jesus é o nosso Cordeiro.

Certa garota tinha uma relação muito afetiva com sua mãe, e sempre brincava com ela, mas com o passar do tempo, manifestava certa reação de aversão quando as suas mãos, que eram marcadas por uma forte queimadura, encostava nela. Certo dia sua mãe percebeu e lhe disse que precisava explicar porque suas mãos eram assim. Quando aquela garota era ainda um nenê, seu bercinho pegou fogo, e quando a mãe a viu dentro, correndo perigo, a tirou imediatamente, mas o plástico do colchão provocou fortes lesões. Quando a filha entendeu isto, ela disse: “Mãe, as suas mãos são as mãos mais lindas do mundo”.

Quando entendemos o sacrifício de Cristo e o significado de sua morte, seu sacrifício se torna profundamente mais importante e belo.

Redenção significa que o proprio Deus perdoa e paga a divida de nossa culpa e pecado. A condenação que tínhamos por termos pecado contra Deus, não mais se aplica a nós. Cristo assumiu nosso pecado, com seu sangue ele nos redimiu. Em Col 2.14 lemos que ele "rasgou o escrito da dívida que era contra nós". Ele pagou o preço para nossa redenção.

Remissão de pecados significa que nossa dívida foi perdoada em Deus.
Recentemente um jovem casal me comunicou alegremente que tinham terminado de pagar o longo financiamento que tinham contraído para compra de seu apartamento. Eles estavam muito felizes, afinal, a dívida havia sido quitada, não mais prestações longas e intermináveis a serem pagas.
Não sei se voce tem alguma dívida, no cartão de crédito, no financiamento de um carro, na faculdade para pagar. Débitos longos, que minam suas economias. "Minha casa, minha dívida". O que você sentiria se hoje estas dívidas fossem quitadas e você não tivesse mais que cumprir esta longa jornada de pagamentos? Não sentiria uma enorme libertação como se um fardo fosse tirado das costas? Eu tenho uma casa adquirida em 1998, e até hoje pago suas prestações. Nas minhas contas, em Outubro de 2019 eu termino este compromisso, como tenho ansiado por isto.
Considere o perdão dos seus pecados.
Remissão é exatamente isto. Não mais dívida,
Jesus fez isto pelo seu sangue.
Jay Adams afirma que metade das pessoas que hoje ocupam leitos de hospitais psiquiátricos seriam curadas, se apenas pudessem entender que a culpa não mais pesa sobre elas. Quantos transtornos emocionais, neuroses e doenças, são provocadas pelas dívidas espirituais que temos? Que enorme alegria sabermos que "nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus". Que grande promessa nos é dada por Deus: "Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus, é Deus quem os justifica". Não mais débito moral, não mais culpa, somos perdoados.
Jesus rasgou nossa dívida. Isto é remissão de pecados. Não mais duplicatas, não mais débito.

Na redenção ele paga o preço e nos dá liberdade.
Na remissão, ele nos alforria, rasga a duplicata, acaba a conta a pagar e os débitos são quitados.

Tudo isto Deus fez por nós "Segundo a riqueza de sua graça". 
A abundante graça de Deus é que nos dá redenção e remissão.
Não fizemos nada para receber isto.  Não é meritória, não vem como resultado de nosso esforço ou trabalho. Não convencemos a Deus pelos nossos méritos, nem constrangemos Deus a nos dar isto por causa da performance espiritual e moral. É gratuito. Não meritório.

Como reagir a tais bençãos?
Com atitude de louvor.
Pessoas gratas agem com gratidão, se tornam generosas e amáveis.
Você já sentiu profundamente amado por alguém? Como você se comporta diante desta pessoa?
Como você se comporta diante de um Deus tão santo e amoroso, que pagou um preço tão caro para sua redenção que lhe garante vida eterna?
Certo garoto ganhou um presente lindo de seu avô. Ele via o avô trabalhando por longos meses na sua marcenaria, construindo um pequeno barquinho de madeira e ficava apaixonado pelo belo trabalho, e no seu coração desejava ganhar aquele presente, mas não tinha coragem de pedir, afinal, era algo tão elaborado, que estava consumindo tanto tempo, e parecia mais uma obra de arte que um brinquedo de criança.
Para sua surpresa, porém, no dia do seu aniversário, o avô trouxe-lhe o barquinho num pacote cuidadosamente preparado, e disse que durante todo este tempo, seu desejo era fazer um presente especial para seu neto querido. O garoto mal podia se conter de tanta alegria. O barquinho tornou-se seu maior entretenimento. Ele mostrava orgulhosamente para seus amigos, e o colocava num lago perto de sua casa para brincar com ele. Um dia, porém, o levou para o rio e num leve descuido, a correnteza do rio o levou embora.
Desconsolado voltou para sua casa. Ele amava tanto aquele brinquedo. Fora preparado com tanto esmero pelo seu avô, e agora, tinha se perdido. Os dias passavam e ele sempre sentia muita saudade do brinquedo.
Um dia, passou numa loja de antiguidades, e viu exposto, nada mais nada menos, o seu barquinho. Ele havia sido resgatado por alguém no rio, que resolveu vendê-lo para esta loja especializada em artes e decoração. Foi ao gerente e disse: "Este barquinho é meu, eu o perdi no rio, o senhor precisa devolvê-lo!" O funcionário respondeu: "Ele foi comprado, e infelizmente, ele preciso ser vendido. Você pode levá-lo, mas vai ter que pagar por ele". O garoto foi embora, pensando nas suas economias, e em como faria para ter o seu barco de volta.
Ganhou um dinheiro extra de seu pai, pegou a mesada adiantada, pegou suas modinhas e não sossegou até reavê-lo. Quando finalmente o comprou de volta, abraçou-o emocionado e disse: "Você é meu duas vezes: Me foi dado de presente, e eu o comprei de depois de perdido".
Assim faz o Pai eterno conosco. Somos dele duas vezes.
Primeiro, porque ele nos criou.
Segundo, porque ele pagou um alto preço para nosso resgate.





Nenhum comentário:

Postar um comentário