sábado, 2 de abril de 2016

Ef 1.3-14 Bençãos que motivam o nosso louvor III.Adoção

Bencaos que motivam nosso louvor-III
Adoção
Ef 1.4-5


Introdução:

Uma das experiências mais duras da minha vida e do meu ministério aconteceu quando uma médica da comunidade me convidou para acompanhá-la com seu marido ao aeroporto da cidade para receber uma criança que havia sido adotada, mas que os pais adotivos, ao fazerem exames posteriores mais aprofundados, descobriram que ela era possuidora de HIV Positivo (Aids), e agora a estavam retornando para o ministério público dizendo que não tinham estrutura emocional para continuar.
Eles eram pessoas de grandes recursos financeiros. Adotaram a criança numa cidade distante, e ao chegarem ao interior onde moravam, foram recebidos com festa pelos amigos que cobriram aquela família de presentes. Eles estavam desejando uma criança a tanto tempo, e embora fosse uma bebê ja havia enchido a casa de alegria. A descoberta da doença, porem, foi avassaladora.
Alugaram um aviao, encheram com todos presentes que ela ganhara, e a devolveram. Ali estava eu, no aeroporto da cidade, o casal sequer quis descer, segunrando um bebê, pensando em toda aquela situacao dramática. A médica chorava incessantemente ao meu lado, de forma moderada, os pais (que agora haviam desistido do projeto da adocao, igualmente choravam), e voltamos para a cidade neste clima de funeral.
Adocao é uma das experiencias mais maravilhosas para quem encontra um lar onde é acolhido. Foi isso que Deus fez conosco, e esta é a terceira bencao relatada aqui neste texto.

Um dos grandes problemas dos seres humanos é a história pessoal. Gente rejeitada tende a ter dificuldade em amar, porque no processo da rejeição, perde-se o vínculo afetivo. Criança indesejada encontra mais  dificuldade relacional.O chamado que recebemos de Deus em Cristo Jesus é o chamado para sermos filhos. Várias vezes na Bíblia vemos a expressão "Deus nos adotou". A Bíblia diz que embora todos sejamos criaturas de Deus, nem todos são filhos de Deus (Jo 1.12). Ser filho é assumir a condição de uma família, com todos os direitos e deveres que ela tem, incluindo ai herança e responsabilidades.

Por definicao, adoção é um ato de Deus, efetuado pela sua graça, pelo qual participamos de uma nova família espiritual, que não se define institucionalmente, mas pela maravilhosa operação do Espírito Santo. A Confissão de fé de Westminster diz: "Todos os que são justificados, em e por seu Filho Jesus Cristo, são feitos  participantes da graça da adoção da liberdade e do privilégio de ser filho de Deus e recebe o espírito de adoção"(Confissão de fé de Westminster, cap. XII).
Neste texto de Efesios lemos: “Em amor nos predestinou para ele, para a adocao de filhos, por meio de Jesus Cristo” (Ef 1.4,5). Deus nos predestinou para filhos, nos vocacionou e nos chamou para esta relacao de filho amado. Com isto aprendemos algumas licoes:


  1. A fonte da adoção é o amor e a iniciativa do Pai. Antes da fundação do mundo, ele nos predestinou para adoção. Escolhidos para sermos filhos antes que tivéssemos qualquer noção de nossa própria existência, já que tudo isto foi feito antes da fundação do mundo. Veja a afirmação do apostolo João: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. Por essa razão, o mundo noa nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo” (1 Jo 3.1).

  1. Adoção é fruto da vontade de Deus –  Ele nos adotou, “segundo o beneplácito de sua vontade”. Este estranho termo é quase desconhecido em nosso vernáculo, e significa, “vontade livre de Deus”. Deus, pela sua vontade livre e soberana, nos predestinou para sermos filhos. Para termos relacionamento de pai e filho. Não é isto maravilhoso?

  1. Pela adoção, os laços com a velha família são quebrados. A lei concede a tutela aos pais. O fator biológico na adoção, depois de efetuada e chancelada pela lei, deixa de ter efeito. O que importa não é em que útero nascemos, mas quem assumiu a responsabilidade e cuidado sobre nós. Jesus nos resgatou da lei (Gl 4.5); da escravidão (Rm 8.15); das futilidades familiares (1 1 Pe 1.18) e da maldição família (Ex 20.5). Um novo ambiente familiar é estabelecido. Filhos, não orfãos.
               
Os privilégios da adoção
Ser adotado traz vários privilégios, entre eles destacamos.

A.    Receber o Espírito de adoção – Rm 8.15
B.       Poder chamar Deus de "Paizinho" (Abba Pai)- Rm 8.15; Gl 4.6
C.     Ter acesso direto à presença do Pai – Existe uma famosa fotografia tirada na casa oval, na qual John Kennedy está trabalhando com papeis sobre sua mesa e seu filho de apenas 3 anos, brinca despreocupadamente no carpete, debaixo de sua mesa, ignorando que ele é filho do homem mais poderoso do mundo. Gl 4.7
D.    Receber herança na família de Deus – filhos possuem direitos compartilhados e iguais. É isto que a Bíblia nos fala de nossa filiação (Rm 8.17)
               

As responsabilidades da adoção

Viver como filho, traz consigo algumas responsabilidades.

A. Temos que viver como família de Deus – E a exigência do Pai, seu padrão moral, é bem alto: "Sede perfeitos como perfeito é vosso Pai" (Mt 5.48). O apóstolo Pedro exorta: "Como filhos da obediência não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente" (1 pe 1.14).

B. Compromisso com a família – Uma família tem regras, expectativas, convenções. Portanto, : "Vivei de modo digno da vocação a que fostes chamados" (Ef 4.1).
               
Foi muito bom para o meu coração, como exercício devocional, considerar a diferença entre ser órfão e  filho, neste material que foi publicado originalmente pela Sonship.

ÓRFÃOS                                                                     FILHOS

Sente-se só: Falta uma intimidade vital diária com                   Tem uma segurança crescente de que “Deus
Deus; Tem um de sentimento vacuidade. É muito                    é realmente meu amado Pai celestial” 1 Jo 4.16 
preocupado consigo mesmo.                                                                
                                                                              
Vive ansioso com necessidades sentidas: amigos,                     Confia no Pai e tem uma confiança que
dinheiro, etc; “Eu estou sózinho e ninguém se im-                     cresce dia a dia no amor Paterno, vive livre
porta...”  Nunca está bem.                                                                            De preocupação. (Mt.6:25ss)
                                              
Vive uma vida baseada no fracasso/sucesso. Quer                   Aprende a viver numa consciência diária
parecer bom a todo custo, é orientado para a                             e que sua vida é uma sociedade com Deus.
performance.                                                                                    Não se sente amedrontado.

Sente-se condenado, culpado e indigno diante de                      Sente-se amado, perdoado e totalmente
Deus e dos outros.                                                                           Aceito porque reconhece que os                                                                                                                                                                       méritos de Cristo o cobrem realmente.

Tem uma fé frágil, muito medo e nenhuma                                Vive confiando diariamente no soberano
habilidade para confiar em Deus. “Eu tenho que                      plano de Deus para sua vida, sabendo que
consertar isto...”                                                                              Este plano é sábio, amoroso e o melhor.

Trabalha com um forte senso de obrigação, trabalho              Oração é seu primeiro recurso. “Vou per-
duro e sempre vive esgotado.                                                        guntar primeiramente ao meu paizinho"                                                                                                                                                                                                                            

É rebelde diante de Deus e dos outros, freqüentemente            Tem a coragem de ser submisso, tem um
é frio e de coração duro.                                                                 coração quebrado e contrito  (Sl.51:17).

É defensivo, não consegue ouvir, vive debaixo do escudo       É aberto a crítica, uma vez que consciente
da justiça própria, virtualmente tentando provar sua                               mente está firmado na perfeição de Cristo.
capacidade  a todo custo.                                                  Não na sua própria. É aberto para examinar                                                                                               seus motivos mais profundos.

Precisa estar sempre correto, salvo e seguro, nunca                   É capaz de se arriscar, mesmo fracassar;
fracassa. É defensivo e incapaz de tolerar críticas, só               desde sua justiça está em Cristo, ele não
consegue viver com elogios.                                                            Precisa ter uma boa performance para se
                                                                                                            orgulhar dela, se proteger ou se defender.

É auto confiante, mas desencorajado, derrotado, e                  Está confiado em Cristo e encorajado nEle.
sem o poder do Espírito Santo.                                                      Porque o Espírito Santo está trabalhando.

“Eu vou lhes mostrar!”. “Vejam o estrago que vou fazer”.     Confia cada vez menos em si mesmo e cada
“Onde os outros falharem…” (O poder da vontade).                               Vez mais no Espírito Santo (diariamente                                                                                                                   confia na proteção de Deus).

Murmurador e sem gratidão diante de Deus e dos outros;       Confia no Santo Espírito para guiar sua
precisa humilhar os outros, demonstra um espírito amargo     palavra para adoração, edificação, gratidão
e crítico.                                                                                             e encorajamento (Ef.4:29, etc.)

Um expert em demonstrar o que está errado; sempre                               Não é cego para o que é errado, mas prefere
insatisfeito com alguma coisa.                                                       focalizar no que é bom e amável. (Fp.4:8).

Fofoqueiro (gosta de confessar o pecado dos outros);              É capaz de livremente confessar suas
Precisa estar sempre criticando alguém para                                              faltas aos outros; não se sente o dono da    
se sentir seguro.                                                                                  razão.

Sente-se um competente analista das fraquezas                        Não tem sempre que estar certo.
dos outros, tem o “dom do discernimento”.                                Reconhece que está freqüentemente errado,                                                                                                                            tem profundo desejo de crescer.

Está sempre se comparando com outros. Seus                           Está firmemente fundamentado em Cristo.
sentimentos variam do orgulho à depressão.                           Seu valor pessoal vem do sangue de Jesus, e
de quão mau ou bom os outros parecem ser.                  sua justiça não está fundamentada em ação                                                                                                                                                                humana. (Fp 3.9)

Não tem poder para derrotar a carne; não obtém vitória         Como ele confia em Cristo, está cada vez
num nível profundo, sobre seus “pecados da carne”,                               mais obtendo vitória sobre a carne.
Mas nunca entendeu o fato de ser um “grande                          Tem consciência de ser um “grande pecador”.
pecador” (Rm. 8:19),                                                                      

Quase não ora. Oração é seu “último recurso”; quando           Oração é uma parte vital do seu dia, oração
tudo o mais falha…ora freqüentemente em público,                               não é limitada ao “momento devocional”,
raramente na vida privada.                                                            tem prazer em falar com o Pai (I Ts.5:16-18)

As promessas de poder espiritual e alegria contidas na             As promessas de poder e alegria são sempre
Bíblia zombam dele. “O que aconteceu com toda alegria?”  experimentadas por ele (Rm. 15:13)
(Gl. 4:15).

Está sempre orgulhando-se de si mesmo, apontando para      Descobre que Jesus é mais e mais o tema
suas conquistas com medo de que alguém possa superá-los   de sua conversa. Orgulha-se de sua fraqueza
(Gl. 6:14)                                                                                             (II Co.12:9,10)

Está inconscientemente construindo um “recorde” de boas    A justiça de Cristo é seu “recorde”, ele está
obras que precisa ser anunciado e defendido.                            completamente firmado em Cristo  1 Co 1.28                                                                                                                                      
É auto centrado; “Se eles vissem as coisas da  forma                   Tem sido controlado por Cristo; ministra no
Como eu vejo!”. Tem uma profunda necessidade de estar no         poder do Espírito Santo - não na força de
controle de toda situação, sua e dos outros.                                       sua carne.
                                                
Busca satisfação em outras coisas além de Jesus. Funda-se          Cristo é sua comida e bebida. Deus
nos seus ídolos (posição e posses), e apenas através destas         realmente satisfaz sua alma! “Não há outro
coisas sente-se valorizado, reconhecido e justificado.            em quem eu me compraza na terra!” Sl 73.25.                                                                                                                      

Tem pouco desejo de compartilhar o evangelho (desde que   Tem um profundo desejo de ver o perdido
sua vida cristã é tão miserável); quando o faz, tende a ser      vindo ao conhecimento de Jesus, reparte
motivado por um senso de obrigação ou dever, não amor.     o Evangelho aos outros, mesmo quando não                                                                                                                             é pressionado por um (bom) programa.


Rev. Samuel Vieira  -
Preparado Igreja Presbiteriana Redentor - South River, NJ. 07.05.95
Refeito anapolis  - Abril 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário