sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mc 1.40 Se quiseres, podes!




Introdução:

Uma questão teológica que mexe com o nosso coração pode ser sintetizada nesta oração que o leproso faz a Jesus: “Senhor, se quiseres podes purificar-me!”
E Jesus, profundamente compadecido disse: “Quero, fica limpa!

O ponto não é se Jesus pode ou não, mas se ele quer.
A Bíblia afirma que ele é onipotente. Quando Moisés questionou a Deus sobre como Deus daria carne para 2 milhões de pessoas no deserto, durante um mês inteiro, o próprio Deus indagou-lhe: “Acaso existe alguma coisa demasiadamente difícil para mim? Teria o meu braço encurtado?”
Nem sempre Deus quer – mas ele sempre pode.

Isto nos deixa inquieto.
Para uma sociedade narcisista, ególatra, auto centrada, quando Deus diz não ela não consegue entender.
Como é que Deus se recusa a me dar o que eu quero, ou desejo, ou necessito, se Ele pode?
Alguns chegaram a afirmar: “Se Deus é bom, ele não é Todo poderoso, se é Todo poderoso, não é bom”.

Por que Deus nem sempre faz? Sabemos que é isto faz parte dos seus mistérios. Mas por que Deus não quer fazer?

Uma das coisas que aprendemos na Bíblia é que Deus permite determinadas coisas estranhas, para evidenciar sua glória. Não foi exatamente isto que se deu com o cego de nascença?
O que os discípulos perguntaram: “Senhor, quem pecou. Este ou seus pais para que nascesse cego. E ele respondeu: Nem ele, nem seus pais, mas para que nele se manifeste a glória de Deus”(Jo 9.1-3).

Quando Deus cura, ou intervém sobrenaturalmente – ele é glorificado.
Quando não cura, também. 
Quando ele permite que as situações anômalas ou indesejadas aconteçam conosco, é porque ele deseja manifestar, em nós, a sua glória.
Como se portar?

A questão é perspectiva!

Paulo diz: “Digo isto não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância, como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”(Fp 4.11-13).
O que fez Paulo? Ele aprendeu. Não era algo natural nele, mas ele desenvolveu.
Quando as pessoas lêem Fp 4.13 acreditam que poderão fazer todas as coisas com Deus, mas não é isto que o texto está ensinando. Paulo afirma, que mesmo quando está humilhado, mesmo na fome e escassez, ele pode todas as coisas em Deus. Ele se fortalece no Senhor para enfrentar a oposição e os dias maus.
Gordon MacDonald afirma que o grande segredo da vida cristã é aprender a ver a vida com os olhos de Deus. "Muitas vezes eu oro com os resultados na mente. eu quero ter controle sobre pessoas e eventos. Oro dizendo ao Pai a minha visão dizendo-lhe como acho que as coisas deveriam acontecer. quando faço isto estou olhando para pessoas e eventos com uma visão terrena. Ao orar assim eu assumo que sei o que é melhor para as coisas que devem vir" (Ordering your private World, pg 228). 

Ou você entende que há um Deus que pode, mas nem sempre quer fazer, por causa de sua pedagogia ou você se desespera e tenta buscar fórmulas mágicas e opções erradas como fez o rei Acazias que, ao adoecer, resolveu buscar Baal Zebube, o “Deus da mosca”, a quem o povo de Ecrom adorava, Elias se interpôs aos comissários para dizer: “Porventura não há Deus em Israel? Certamente morrerás” (2 Rs 1.1-8).

Quantos homens e mulheres fieis sofreram por sua fé até o martírio e Deus não quis poupá-las. Por que? Será que faltou poder em Deus para salvar os seus servos fieis ou isto faz parte de sua estratégia e propósito?

Precisamos de perspectiva.
Ou entendemos que há um Deus santo, poderoso e bom, que conduz a história como ele quer, ou não pensaremos que há um Deus poderoso e insensível, que não faz o que queremos...

O clamor do Leproso foi atendido. “Se quiseres, podes purificar-me”.
Jesus, profundamente compadecido respondeu: “Quero, fica limpo!”

Entretanto, muitas vezes, por causa de seu propósito ele diz não. Voce vai ficar doente. Eu não vou te curar.
Paulo orou por um espinho na carne, e Deus lhe disse: “A minha graça lhe basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”.
Deus não atendeu sua oração. Não fez o que lhe pediu.
Mas sua graça estava presente.
Deus não o abandonou, nem foi insensível.

Por que Deus não faz?
Porque, dentro de sua administração do mundo, ele preferiu que fosse assim...

É assim também que ele nos fala.
A minha graça lhe basta!!!

Ou pode dizer:
“Quero, fica limpo!”


Seja no sim ou no não, ele não foi menos Deus, apenas conduziu nossa vida pessoal e conduz a história dentro dos seus planos. “os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”(Rm 11.39). Ele é Deus! É Assim que ele faz.

Um comentário: