segunda-feira, 14 de maio de 2018

At 7 Cinco perigos teológicos do coração religioso




Introdução:

Este texto narra a defesa de Estevão perante o Sinédrio. o maior sermão do Livro de Atos dos Apóstolos encontra-se no capítulo sete de Atos. Estevão encontrava-se diante da corte mais poderosa de Israel, chamada de Sinédrio. o mesmo tribunal que julgou a Jesus, posteriormente Tiago e Joao (At 4 e 5), e agora julga Estevão. Esta corte, embora tivesse poder sobre a vida e a morte, não tratava dos temas políticos, mas religiosos. Estevão não é acusado de um crime comum, ou político, como foi Jesus, mas de um desvio teológico. Ele está sendo julgado de acordo com a lei.
Estevão se defende, demonstrando que aqueles homens estavam incorrendo em cinco crimes muito comuns a todas as pessoas religiosas, e Estevão denuncia estes pecados. São eles:

Primeiro, sacralizar objetos, coisas e locais
A acusação do Sinédrio é específica: “Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a lei”(At 6.13).

O que Estevão faz?

Ele tenta demonstrar que este erro decorria de uma interpretação errada daqueles homens, pois o profeta Isaias já havia profetizado que Deus não cabe dentro de uma estrutura e não pode se limitar a um prédio. “Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono e a terra, o estrado de meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?” (At 7.48,49).

Para justificar seu ponto de vista, cita ainda a experiência de Davi, ansioso por “prover morada para o Deus de Jacó” (At 7.46). Se formos ao Antigo Testamento, veremos que Deus não se empolgou com a sugestão de Davi, e até mesmo pediu ao Profeta Natã para que fosse lá e lhe dissesse, que ao contrário do que Davi pensava, não seria ele quem faria uma casa para Deus, mas Deus lhe faria uma casa.

Religiosos sempre caem na armadilha de sacralizar, objetos, coisas e lugares.

O Deus que criou os céus e a terra, transcende a tudo isto. O céu é o seu trono, e a terra o estrado de seus pés. Sua glória não se limita a um espaço criado por homens, nos quais eles imaginam que poderão aprisionar a Deus.

Quanto mais antiga uma estrutura, mais ela atrai e é carregada de um peso religioso e sagrado. Monumentos antigos, lugares sagrados, se tornam "irremovíveis" e algumas vezes é considerado sacrilégio algum questionamento sobre o assunto.

Certo pastor estava tentando mudar de um local onde a igreja se reunia por mais de trinta anos, e isto se transformou num enorme problema, porque as pessoas abraçavam as paredes e as portas da igreja dizendo que não poderiam sair dali, porque aquelas paredes eram sagradas. É fácil sacralizar órgãos, púlpitos, arquitetura.

Na verdade, um prédio tem a finalidade não de aprisionar Deus, mas de facilitar os adoradores. E não ha nada de errado nisto. É bom se reunir numa estrutura adequada, organizada e com uma arquitetura atraente, mas sempre corremos o risco de confundir essência com acidente, temporal com o eterno, monumento com movimento. Quando isto acontece, estamos perdendo a essência da adoração.

Este é o primeiro equívoco denunciado por Estevão. Ele denuncia o sinédrio 
...e nos denuncia ainda hoje.

Segundo, manter a aparência, desprezar o conteúdo

Isto é dito de forma explícita quando Estevão fala do histórico comportamento do povo de Israel no deserto. “A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito” (At 7.39). Ele não diz que o povo voltou para o Egito, e sim que, o coração deles havia voltado. O problema não era o ato praticado, mas a disposição interna.

Na música Tomé da Fé, dos Vencedores por Cristo, vemos a seguinte questão: “O que fazer se o coração não consegue mais crer, o que sabe ser verdade?”. O grande ponto de convergência e divergência encontra-se exatamente no coração. Quando o coração não vem, nada acontece. Ele serve como uma bússola para a vida. A  Bíblia afirma que “do coração procede todas as fontes da vida”, por isto ele deve ser protegido.

Este é um problema muito comum no coração do homem religioso. O problema o é o que fazemos, mas em que ponto está o coração. Podemos agir de forma mecânica, automática, religiosa, sem que o coração esteja presente. “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe”. Podemos ainda não fazer nada, mas o coração já estar longe. O povo de Deus não havia voltado literalmente, mas “no seu coração, voltaram para o Egito”. O que tinha acontecido interiormente era o problema, não seus atos.

É fácil para o religioso, se auto enganar, se distanciar, esfriar, tornar-se indiferente, sair do diapasão divino, se afastar, voltar ao Egito, sem sequer ter chegado na fronteira geográfica da terra que se opõe a Deus. O problema não é geográfico, mas existencial. Mantem-se a aparência, mas despreza-se o conteúdo, mantem-se a forma, mas nega-se a essência.

Terceiro, perder a humildade e o quebrantamento

Estevão afirma que eles eram de dura cerviz. O que isto significa? Cerviz é a parte posterior do pescoço nuca. Mostra a atitude de pessoas que não se humilham, não se ajoelham, não se quebram, mas continua empertigadas, endurecidas e rígidas, com o nariz empinado. Não se dobram.

Pessoas de dura cerviz são literalmente “obstinadas” ou “teimosas”. Os membros do Sinédrio eram os religiosos mais tradicionais de Israel, eles preservavam e aplicavam a lei, eles eram assíduos nos cultos e praticantes da religião, contudo, eram duros, resistentes, não se curvavam e agiam de forma  irredutível, rebelde. Pessoas de dura cerviz não "abaixam a cabeça". A expressão “cerviz” aparece 23 vezes no Antigo Testamento e isto demonstra quão facilmente pessoas frequentadoras da atos religiosos podem ter dificuldade em em se curvar diante de Deus.

A Revista Ultimato fez o seguinte comentário sobre a dura cerviz: “ponha uma dobradiça no pescoço. Baixe a cabeça, submeta-se. A cerviz dura é um problema realmente sério: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura” (Provérbios 29:1). Somente a dobradiça na parte posterior do pescoço resolve esta questão. Você precisa se abaixar. Todos precisam se abaixar. Sobretudo diante de Deus. Por causa da glória dEle e por causa da miséria nossa. Este foi o pedido de Josué ao povo de Israel, depois da ocupação e da partilha da Terra Prometida: “Inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel” (Josué 24:24)”.

Quarto, coração e ouvido bloqueados

Estevão afirma que os membros do Sinédrio tinham “coração e ouvidos incircuncisos”. A circuncisão no AT era um sinal feito no órgão sexual masculino, (Gn 17.12). Uma exigência de Deus que deveria ser aplicado a todos que eram do sexo masculino como uma forma de marcar o povo de Deus e sua descendência. No NT, este sinal é substituído pelo batismo (Cl 2.11-12).

Desde o AT, Deus demonstrava a circuncisão da carne, apontava para algo mais profundo que Deus queria fazer. Seu propósito era a mudança do coração, e não do exterior. “Circuncidai, pois, o vosso coração espiritual; retirando toda a obstrução carnal, e deixai de ser insubmissos e teimosos!”(Dt 10.16). “Purificai-vos ao Senhor, circuncidai os vossos corações, homens de Judá e habitantes de Jerusalém” (Jr 4.4). Deus estava apontando através dos profetas que sua obra precisava aprofundar.

No NT, o que importava não era um corte na pele, mas a marca feita no coração, simbolizando a obra de Deus no seu povo (Rm 2.25). Deus deseja fazer circuncisão no coração, para refletir sua obra em nós. Os líderes judaicos  estavam fechados à circuncisão do coração e dos ouvidos.

Paulo afirma que os sentidos dos filhos de Israel tinham espiritualmente se tornado embotados. “Pois, até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo é removido, mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porem, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado” (2 Co 3.14-16).

Este é um risco constante do povo de Deus ainda hoje.

Religiosos podem se tornar endurecidos. Isto ocorre quando se dessacraliza-se o Sagrado, quando a santidade e o compromisso com a Palavra de Deus perde o poder em nossa vida. É fácil sacralizar objetos, coisas e lugares que não são sagrados, assim como é fácil também fazer o contrário: tirar a sacralidade daquilo que é santo. Desta forma, o coração já não pode ser tocado pelas coisas Eternas. Coração e ouvidos tornam-se incircuncisos.

Precisam remover o véu interior que cobre a nossa mente e coração impedindo de assimilar as verdades de Deus. Por isto o salmista ora: “Sacrifícios e ofertas não quiseste; abriste os meus ouvidos” (Sl 40.6). Eugene Peterson traduz a parte final deste versículo assim: “cavastes ouvidos em mim”. Precisamos ter a capacidade de ouvir. Afinal, esta é a recomendação divina: “Quem tem ouvidos, ouça, o que o Espírito diz às igrejas”. Só pessoas com coração e ouvidos descobertos e circuncidados, poderão captar a visão e o coração de Deus para viver de forma que lhe agrade.

Quinto, resistir ao Espírito Santo
Esta atitude é grave. O sinédrio, apesar de toda sua religiosidade, e prática de comportamentos sagrados, resistia ao Espírito de Deus. Será que tinham consciência disto?

O que significa resistir ao Espírito?

Trata-se de abandonar a possibilidade de arrependimento, se tornar insensível ao pecado e resistente à santificação pessoal. Resistir ao Espírito Santo é recusar, de forma consciente, a vontade divina transmitida.

Estevão afirma que os religiosos do Sinédrio não faziam isto de forma esporádica e isolada, mas continuamente resistiam ao Espírito Santo, recusando de forma deliberada a obra de Deus em suas vidas. O verbo resistir usado no texto originalmente vai além de uma mera resistência passiva e significa lutar contra.

Será que tinham consciência disto?

Será que temos consciência quando também corremos o risco de resistir ao Espírito? Será que somos capazes de perceber esta armadilha de nossa alma?

Por isto é apropriado pensar na exortação bíblica: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação”(Hb 3.15).

Conclusão

Ser religioso não ajuda a compreender o Evangelho e muitas vezes se torna um grande obstáculo. “...e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão” (Mt 3.9). A religiosidade do povo, a herança religioso, lhes dava falsa segurança e João Batista denuncia tal atitude.

Jesus censurou severamente os religiosos. Basta uma lida atenta em Mt 23 para entendermos como a atitude religiosa pode ser complicado. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes, por dentro, estão cheios de rapina e intemperança” (Mt 23.25). A religiosidade pode ser mortal, porque nos dá uma falsa segurança e nos enche de justiça própria. Jesus censurou mais os religiosos de seu tempo que os pecadores, publicamente declarados como tal.

Paulo igualmente questiona a falsa impressão que a religião pode gerar no coração. “Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas”(Rm 2.1).  

Religiosos são facilmente presos nas armadilhas que Estevão denunciou.

Estas armadilhas são mais atuais que nunca.

Estes são alguns dos perigos teológicos do coração do homem religioso


Nenhum comentário:

Postar um comentário