quinta-feira, 24 de maio de 2018

Gl 6.7 As Leis da Semeadura


As Leis da Semeadura
Porque tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará” (Gl 6.7)

Introdução:

Deus dispôs o universo com leis fixas, que refletem a harmonia da criação, sua providência, sabedoria e poder. Muitas destas leis são fixas como as estações “nunca deixou de dar testemunho de si mesmo, fazendo o bem, dando-vos do céu chuvas e estações frutíferas, enchendo o vosso coração de fartura e alegria”(At 14.17), e o dia e a noite “Assim diz o Senhor, que dá o sol para a luz do dia e as leis fixas à lua e às estrelas para a luz da noite, que agita o mar e faz bramir às suas ordens” (Jr 31.35), temos a lei da gravidade, bem como leis para procriação.
No mundo espiritual existem também leis criadas por Deus. “A alma que pecar, esta morrerá” (Ez 18.4); “o salário do pecado é a morte” (Rm 6.23).  
Uma das leis mais eficazes é o da semeadura e colheita que se aplica tanto a nível físico como espiritual.

Pr. Geziel Gomes, da Assembleia de Deus, fala de algumas leis da semeadura:

A.    Toda pessoa colhe aquilo que planta – “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna” (Gl 6.7-8)Esta é uma verdade imutável. Colhemos o que plantamos. 

Nenhum agricultor planta bananas esperando colher laranjas. Assim também, quem semeia ódio, colhe juízo, quem semeia contendas e inimizades, colherá os efeitos deste plantio.
No mundo psicológico fala-se muito hoje em depósitos emocionais. Autores como Wayne Cordeiro afirmam que se queremos saques, precisamos fazer depósitos. Não dá para sacar em uma conta sem crédito. Para Deus é assim também. Esta é a lei natural. Aquele que semeia para a carne, da carne colherá corrupção. O que semeia para o Espírito, colherá vida eterna. Ninguém semeia abacaxi esperando colher laranja. Precisamos lançar sementes de vida, de saúde, de paz, para que estas coisas retornem para nossas vidas.
Numa pesquisa feita na cidade de Anápolis-GO, publicada no Jornal Contexto, (Setembro/2014), o delegado da cidade estimava que 95% dos assassinatos estavam relacionados à pessoas envolvidas em drogas, disputas de droga e familiares. Jesus afirmou quem lança mão da espada, da espada perecerá.

B.     Toda pessoa colhe depois que semeia – O problema é que muitos querem colheita sem semeadura, mas a Bíblia afirma que há tempo de semear e tempo de colher (Ec 3.1), e não o contrário.

Muitos querem colher sem plantar. Querem saques sem depósitos. Quem planta colhe. “quem semeia ventos, colhe tempestade” (Pv 22.8). quem planta algo ruim, terá uma colheita relativa ao seu plantio, por isto que o “o salário do pecado é a morte”. O pecado não traz colheita de justiça e paz.

C.    Toda pessoa colhe onde semeia – “Todos temos uma determinada área de ação nesta vida. É o seu campo. Não importa o que venha a fazer depois, não importa aonde tenhamos de ir. Um dia regressaremos ao campo para a colheita” (G. Gomes).

Se enviarmos semeadores para a África, colheremos frutos na África, então, enchamos o mundo com a semente do Evangelho.

D.    Toda pessoa colhe mais do que planta – Existe uma proporcionalidade na semente. Quando o semeador saiu a semear, a semente que caiu em solo fértil produziu a 30, 60 e a 100 por 1. Uma semente de milho, semeada, traz uma espiga cheia, multiplica-se.

Uma pequena semente de ódio produz grande hostilidade e intriga. Uma semente de amor, multiplica-se, amplia-se. “O reino de Deus é como um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no seu campo; o qual é, na verdade, a menor de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz árvore, de modo que as aves do ceu vem aninhar-se nos seus ramos” (Mt 13.31,32). A espiga é muito maior que o grão.

E.     Toda semeadura tem o tempo certo para a colheita – Muitas vezes nos tornamos impacientes, queremos colher logo, mas a colheita virá a seu tempo, não podemos apressar seu ciclo natural, não podemos colher o fruto antes de amadurecer. Por isto precisamos perseverar .

Não há colheita se esmorecermos. “A seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”. Só colhe quem continua firme no projeto de semear a paz, o bem, o amor. Muitas vezes nos sentiremos desencorajados, frustrados e cansados, mas devemos continuar firmes.
"O segredo do sucesso é a constância do propósito." (Benjamim Disraeli).
Em 1621, o navio espanhol “The Atocia”, afundou na região de Key West, Florida. Por 350 anos, repousou carregado de ouro, barras de prata, e artefatos no fundo do mar. Embora muitos o tivessem procurado, nada foi encontrado. Nos anos 80, porém, um aventureiro chamado Mel Fisher decidiu achá-la. Por 15 anos investiu nesta jornada cara e frustrante que parecia impossível, mas Fisher recusava a desistir. Seu lema era: “Hoje é o dia!”. Finalmente Fisher a encontrou com quase U$ 400 milhões em carregamentos e tesouros.
O pão que semeamos hoje, depois de muitos dias será achado (Ec 11.1). Muitas semeaduras parecem inócuas, no entanto, depois encontraremos seus resultados, quando menos esperamos.

F.     Toda boa colheita depende de bons ceifeiros – Não é sem razão que Jesus pede para que oremos a fim de que Deus envie trabalhadores para a sua seara.

A verdade é que não há crise de campo, mas crise de obreiros. Quando vejo pastores sem campo começo a perguntar o que há de errado. Será que Deus mudou sua estratégia? Será que os campos já foram todos atendidos e não precisamos de mais obreiros?
Na verdade temos muitos apóstolos, reverendos, bispos, mas será que temos “obreiros” na verdadeira acepção da palavra? O bom ceifeiro tem disposição, tem visão da obra e sabe quem é o dono da obra a quem ele quer servir. E Deus pede para que oremos para que Deus mande obreiros para a sua seara. Sempre há necessidade de obreiros, porque há sempre grandes áreas ainda para serem alcançadas.

G.    Semeador e ceifeiro celebrarão juntos – No dia do juízo, haverá uma prestação de contas, será o dia da colheita.

Jesus ensinou no sermão escatológico: “Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (...) Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.34,41).

A Bíblia possui uma solene advertência e promessa: “Eis que venho sem demora, e meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra” (Ap 22.12).

Um dia o rei voltará para ajustar contas. Nesta hora, aqueles que semearam a Palavra de Deus, anunciando o Evangelho, verão as pessoas redimidas pela sangue do Cordeiro, e se alegrarão ao notarem como Deus abençoou as obras de suas mãos, e a semeadura feita tantas vezes com lágrimas, lutas e provações.

É hora da colheita!

Um plantou, outro colheu, e Deus deu o crescimento.
Assim o reino de Deus avança, assim a obra de Deus prospera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário