Esqueça as críticas que você sofre hoje, os julgamentos efêmeros que as pessoas fazem sobre sua vida. Esqueça o que falam da política e os malfadados recados das fake news que você recebe. Esqueça o que atualmente tem sido dito sobre Bolsonaro, Moro, Dilma e Lula e todas as narrativas que cada um oferece ao público. Quem dará o veredito final sobre todos os eventos atuais será a história. A história nos observa e é capaz de desmascarar as defesas atuais dos poderosos, além de denunciar os atos sinistros de gente aparentemente boa. A história tem um olhar sobre cada um de nós e ela dará o veredito.
Recentemente, assisti na Netflix à série chamada The Keepers. Ela explora o assassinato não resolvido da enfermeira Catherine Cesnik em 1969, que descobriu os abusos cometidos na tradicional escola onde ela lecionava em Baltimore, Estado de Maryland, EUA. Capelão da Escola, A. Joseph Maskell abusava sexualmente das garotas que demonstravam fragilidade emocional. Seu nível de maldade e seus esquemas eram malignos, mas seu poder religioso e suas conexões com o poder o mantiveram protegido por muitos anos até que, finalmente, foi denunciado e condenado por suas agressões. A história tem o poder de trazer à tona o lado cruel e silencioso dos crimes perfeitos e conchavos dos poderosos. A história denuncia.
Então, a respeito do que você faz hoje, somente as pessoas que virão depois de você contarão a verdadeira história. Você pode encobrir, falsificar, enganar, mas será denunciado e receberá o veredito. Pode levar anos, mas a história contará toda verdade.
Talvez seja isto que Jesus queria nos ensinar ao dizer: “Pois nada há de oculto que não venha a ser revelado, e nada em segredo que não seja trazido à luz do dia. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Mc 4.22-23). A verdade sempre se revela e aparece. E ela não se submete aos esquemas e manipulações. Ela é imparcial e fria em sua análise.
Então fica um alerta para cada um. Nossos filhos e netos é que saberão contar nossa história. Ela pode ter uma boa camuflagem, um bom enredo, mas não enganará as gerações que virão. Nossa biografia está sendo escrita e podemos tentar colocar as tintas e cores que acharmos mais favoráveis, mas não nos enganamos! A história realmente nos observa. É melhor começar a escrever uma biografia marcada por integridade e honestidade. O nosso legado, bom ou ruim, está sendo deixado e atinge gerações.
A próxima geração contará a nossa história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário